No episódio final da temporada, Natasha Barzaghi Geenen, Adélia Borges e convidados passam pela percepção de sustentabilidade no design e falam sobre como a reverência à natureza e a passagem do tempo estão presentes em criações como os jardins japoneses.
Convidados deste capítulo:
Gerson de Oliveira
Jo Takahashi
Michiko Okano
César Shundi Iwamizu
Morito Ebine
Acesse a transcrição do episódio aqui.
'Eu acho que o Japão é um país em que o viver em sociedade é muito importante e é muito perceptível. Então o design trabalha junto, nesse sentido. Como é que a gente vai continuar vivendo em sociedade? Como essa sociedade pode, justamente, alcançar um equilíbrio? Como é que a gente pode ter o menor desperdício? Quando a gente fala de perenidade, por exemplo, eu penso imediatamente na questão da qualidade que a gente já falou aqui. Algo que tenha muito boa qualidade vai durar mais e isso é positivo para o meio ambiente. Isso é positivo para as gerações. Isso é positivo para o planeta' - Natasha Barzaghi Geenen
'O percurso, o processo, o espaço tempo processual, de preparo para uma determinada arte, quer seja culinária, pintura, caligrafia, é tão importante quanto chegar lá' - Michiko Okano
Relembre a
exposição 'DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa', que coloca em destaque as obras de Shoko Kanazawa e traz uma nova perspectiva dentro do Shodō, manifestação artística importante que reflete tão bem a cultura e a estética japonesa.
Leia e saiba mais sobre o processo da artista aqui.
Confira a conversa com Paulo Werneck, Leonard Koren, Michiko Okano e Gerson de Oliveira sobre o livro 'Wabi-Sabi: Para Artistas, Designers, Poetas e Filósofos' - que abordou como o conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers.
Dê o play!
Falando em
wabi sabi, assista ao conteúdo
'Kintsugi: aceitar e valorizar as imperfeições'.
Neste vídeo, Michiko Okano explica mais sobre o conceito
'Ma'.
Entenda mais sobre o conceito.
Veja mais sobre os
jardins japoneses nesta conversa entre Jo Takahashi e Sarkis Sergio Kaloustian
aqui.